Volta Redonda
A diretoria da Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro (Aproaço), se reuniu nesta sexta-feira (6), para fazer um balanço das ações do segmento, após o Instituto Aço Brasil divulgar nesta semana as projeções de crescimento da indústria siderúrgica no país em 2022.
De acordo com o instituto, a produção de aço saltou 10,1% em março na comparação com fevereiro. Já as vendas internas aumentaram 20,2% no mesmo período. No balanço geral, há a estimativa de alta de 2,2% na produção brasileira de aço bruto este ano, além do crescimento em 2,5% das vendas no mercado interno.
Segundo o vice-presidente da Aproaço, José Valentin Gallo, os dados indicam um importante movimento de recuperação do segmento neste momento, aliado a organização das empresas para debater e propor ações que discutam a retomada do crescimento da indústria fluminense.
“Estamos vivendo um momento importante, de projeções positivas na produção e comercialização do aço. E um fator que também precisa ser destacado foi a recuperação dos postos de trabalho, fechados durante o auge da pandemia. Somente o setor do aço gera cerca de 10 mil empregos no estado, de forma direta e indireta, trazendo um impacto econômico e social relevante nas cidades onde as indústrias do aço estão presentes. Isso nos mostra o quanto é importante que as empresas se organizem, discutam juntas as pautas buscando propostas e medidas que fortaleçam o setor”, explicou o vice-presidente Gallo.
Fundada em agosto de 2021, a Aproaço reúne cerca de 20 empresas produtoras de aço no estado. E a organização da associação levou as empresas a debatem pautas importantes junto a Alerj e ao Governo do Estado, como a regulamentação da lei estadual 6.979, que busca dar segurança jurídica as empresas, além da apresentação de projetos de leis que visem aperfeiçoar e atualizar a legislação de ICMS no estado.
“O balanço das nossas ações é muito positivo. Em menos de um ano, com organização e o comprometimento das empresas sérias, que trabalham em conjunto pelo desenvolvimento econômico do estado, conseguimos pautar com o legislativo e o executivo temas de suma importância para o fortalecimento do setor do aço. Através do diálogo e identificando os gatilhos para destravar o setor, a Aproaço tem ganho voz e se mostrado peça importante nesta engrenagem da retomada do crescimento”, finalizou o vice-presidente, José Valentim Gallo.