Os setores de telecomunicações e de serviços bancários se mantiveram no topo da lista de reclamações dos consumidores em 2019, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira, dia 10, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As operadoras Oi, Vivo, TIM e Claro/NET aparecem nesta ordem, no topo da lista das empresas mais reclamadas nos Procons de todo o Brasil. O ranking do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), contabilizou 2,59 milhões de queixas, no ano passado, um aumento de 14% em relação a 2018.
Juntas as empresas de telefonia e os bancos ocupam oito das dez primeiras colocações do rol. Por ordem, o ranking é formado por Bradesco, Itaú, Casas Bahia/Ponto Frio/Cnova/Extra/ Pão de Açúcar, Sky, Caixa Econômica e Santander. Os dados mostram que telefonia e serviços bancários continuam a ser os setores mais reclamados pelos brasileiros.
Também integram a lista sites de comércio eletrônicos (8,2%), bancos de dados e cadastros de consumidores (6,5%), transporte aéreo (6,1%), energia elétrica (1,5%) e planos de saúde (0,6%). Os dados constam do “Consumidor em Números” e são da plataforma eletrônica Consumidor.gov.br.
Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, “alguns setores são repetitivos, até pelo volume de atividades econômicas desses setores”. Ele explica que esse é o caso das empresas de telefonia, especialmente móvel. “Talvez uma das grandes reclamações seja em relação aos serviços cobrados que o consumidor não entende porque está sendo cobrado”, disse.
Ele afirmou que medidas já foram tomadas para coibir práticas abusivas. No ano passado, a Senacon multou a TIM em quase R$ 10 milhões por conta dessa prática. A mesma sanção imposta em 2018 à Vivo, Oi e Claro, em setembro de 2018.
Comentários: